Saúde

Vem chegando o verão…
 
As temperaturas já começaram a subir, há mais de um mês antes da troca de estação. Vários são os cuidados necessários nesta época em que a temperatura do corpo aumenta. É nesse momento que o corpo elimina o suor, com o objetivo de manter a temperatura adequada do organismo. Com o suor perde-se água e sais minerais que são essenciais para o funcionamento do organismo.
A água faz parte de todos esses mecanismos. Inclusive para respiração, coração, rim e todos os outros órgãos funcionarem. O organismo elimina cerca de dois litros e meio de água por dia pela urina, fezes, respiração e transpiração. É necessário tomar oito copos de água por dia, mas será que somente a água hidrata o organismo?
Muitas pessoas perguntam isso. A água é o único líquido que além de hidratar o organismo, limpa e não possui energia (caloria). O suco hidrata também, é ótimo em vitaminas e minerais, mas possui o açúcar das frutas. Até mesmo o consumo excessivo de sucos e frutas podem levar ao aumento de peso. Os chás ajudam sim na hidratação e quase não tem calorias se for consumido sem açúcar, mas existe o efeito nas ervas. Não se deve tomar mais que três xícaras de chá, da mesma erva, por dia, a não ser com orientação e acompanhamento de um profissional da área. Em resumo, pode-se sim hidratar o organismo com sucos e chás, mas não se pode esquecer da água. Ela tem que vir em maior quantidade ao longo do dia.
Os alimentos, principalmente frutas e vegetais tem um papel importantíssimo na hidratação. Com os alimentos é possível hidratar e nutrir o organismo. Com o calor fica muito mais gostoso ingerir saladas. Aproveite isso para melhorar o consumo de vegetais!
Muitas pessoas dizem que não tomam água por não sentirem sede. Mas esse é um grande erro. Quando se sente sede significa que a pessoa já está desidratando e o organismo está mandando um sinal para buscar água. Se não atender ao sinal o corpo aprende a trabalhar com menos água e diminui o metabolismo. Isso dificulta o funcionamento do organismo e atrapalha quem quer perder peso.

Crianças e idosos

Os extremos das idades são os que mais sofrem com as altas temperaturas. Em dias de calor excessivo, os idosos e as crianças, em especial recém-nascidos, são as principais vítimas e precisam de cuidados redobrados. No caso dos pequenos, os principais problemas são centrados nas vias respiratórias, pelo fato de o sistema ainda não estar totalmente formado. Por isso, deve-se oferecer água e suco várias vezes ao dia, não esquecer do protetor solar e também abusar das roupas leves (algodão) para evitar dermatites e alergias. É bom lembrar que a criança nem sempre sabe expressar a sede. A manifestação pode ser por choro ou pela irritabilidade.
Já os idosos, tem o corpo mais desidratado do que os mais novos – as rugas na pele são prova disso. Eles perdem água sem poder perder. E também não costumam pedir água, porque não sentem necessidade, uma vez que não gastam tanto energia. Outro problema é que os maiores de 60 anos sofrem mais do que os com menos idade de outras doenças agravadas pelo calor, como problemas cardíacos e de pressão.

Dicas para enfrentar o calor

  • Vista roupas frescas.
  • Evite ficar longos períodos em jejum, o que evitará quedas bruscas da pressão e até desmaios.
  • Pratique exercícios nos momentos mais frescos do dia e evite nos momentos mais quentes. Mas converse com o seu médico antes de começar ou continuar qualquer exercício físico.
  • Evite o sol diretamente nas horas mais quentes do dia.
  • Use um protetor solar de FPS alto a cada duas horas.
  • Tenha sempre uma garrafinha de água com você.
  • Ao primeiro sinal de fraqueza, fadiga, mal estar ou sede excessiva, procure um local ao abrigo do sol e beba água ou bebida isotônica.











_______________________________________________________________________________


Aumente a sua disposição com pequenas refeições rápidas
Frutas, barras de cereais e sopas instantâneas são opções saudáveis para quem quer fazer lanchinhos ao longo do dia

Hoje em dia, as pessoas realizam várias tarefas ao mesmo tempo, o que faz com que dediquem menos atenção a atividades básicas e importantes, como a alimentação. Este é o principal motivo apontado pela vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição, Virgínia Nascimento, para que a maioria não siga a recomendação de fazer, ao menos, cinco refeições diárias.
É o que acontece com a secretária Vera Lúcia Mesquita, que tem o hábito de se alimentar apenas três vezes ao dia. “Durante a semana é muito difícil comer alguma coisa em outros horários por causa do trabalho. Nos sábados e domingos, quando lembro, acabo comendo um doce, mas em geral não tenho esse hábito de beliscar”, explica.
Muitas vezes é preciso passar por uma situação extrema para que a pessoa altere sua rotina, como aconteceu com a decoradora de ambientes Magali Cardoso. Ela começou a ter problemas de gastrite há cerca de dez anos. “Eu procurei um especialista, e ele me disse que os melhores remédios seriam boa alimentação e ginástica. Foi só assim que aprendi a importância de manter o estômago em atividade ao longo do dia”, diz.
A partir desse momento, ela passou a fazer seis refeições diárias. Após o café da manhã, por exemplo, ela toma um suco ou recorre a uma fruta, para não chegar "morrendo de fome" no almoço. Já à tarde, costuma ingerir um pão integral. Às vezes, se dá a liberdade de comer um chocolate. E, antes de deitar, toma um copo de leite morno ou uma xícara de chá. “Quando não comemos bem, acabamos nem dormindo direito”, esclarece.
Mesmo quando o dia está corrido, Magali encontra um tempinho para colocar o estômago para trabalhar. Nessas ocasiões, uma boa alternativa é ter às mãos o prático snack Quick, que é leve, saudável e pode ser consumido a qualquer hora. “Quando saio e sei que vou ficar muito tempo na rua, acabo levando alguma coisa dentro da bolsa. Assim que começo a sentir fome, eu tenho algo a que recorrer”, explica.
Caso você tenha dificuldade em alterar a dieta e não consiga passar longos períodos sem comer, ela dá uma dica: “Não é difícil mudar o hábito, é só aprender a ter carinho com você mesmo

_____________________________________________________________________________

Mantenha o sorriso sempre bonito

Tratamentos odontológicos podem melhorar o aspecto dos seus dentes

Clareamento, facetas de cerâmica, restaurações, remoção de manchas... As clínicas odontológicas oferecem diversas opções de tratamentos que podem não apenas melhorar a estética dos dentes, mas também aumentar a autoconfiança no sorriso.
Fatores como uma dieta rica em alimentos pigmentados – como refrigerantes à base de cola, café, chá preto, vinho tinto e chocolates –, vícios como o cigarro e o uso de medicamentos durante a fase de formação dos dentes permanentes afetam a coloração dentária. Com isso, surgem aquelas manchinhas que incomodam na hora de sorrir. Para tratá-las, existe uma série de procedimentos no mercado.
Entre os mais populares e procurados está o clareamento. O dentista Felipe Arcas, da clínica Arcas Odontologia, localizada no Jardim América, em São Paulo, explica a técnica. “Trata-se da aplicação de um produto químico que libera oxigênio e penetra na estrutura dentária, rompendo os pigmentos internos do dente e clareando os tons”, afirma Arcas, que também é consultor da Associação Brasileira de Odontologia. O novo Close up Extra Whitening também é uma boa opção para você que quer dentes mais brancos. Os resultados podem ser percebidos em duas semanas de uso do produto.

Disfarce as imperfeições

Mas de nada adianta um sorriso mais claro se falhas ou restaurações ficam aparecendo. O especialista ressalta que muitos pacientes chegam com vontade de fazer clareamento, mas, antes, são aconselhados a deixar a linha do sorriso mais harmoniosa ou a refazer algumas restaurações.
“Pequenos defeitos na estrutura dentária ou dentes quebrados podem ser resolvidos com aplicação de facetas, que são finas películas de porcelana colocadas sobre a face externa dos dentes", explica Arcas. Já restaurações cinzas ou prateadas que utilizam amálgama podem ser substituídas por versões da cor do dente, deixando-os esteticamente muito mais bonitos.
Dependendo do caso, tratamentos mais simples também surtem o efeito desejado. Se as manchas são claras, você pode optar pelo polimento da superfície dentária, que remove pigmentos mais superficiais, mantendo-os limpos. Mas lembre-se: não adianta iniciar qualquer procedimento se você não visitar regularmente o dentista e não fizer uma boa higienização diária.

________________________________________________________________

Dedicar atenção a si mesmo é diminuir riscos e garantir bem-estar

Por Ana Carolina Alves

Cuidar do corpo e da saúde não é tarefa só para mulher. O homem também precisa ficar atento a muitas doenças que podem se manifestar em diversas fases da vida. Saber se alimentar corretamente e fazer exercícios físicos de maneira regular são dicas que valem para qualquer idade. Confira a seguir qual é a ocasião correta para realizar certos exames e saiba como prevenir-se e manter-se sempre saudável.

Dos 20 aos 40 anos

Que o corpo masculino funciona bem diferente do corpo feminino todo mundo já sabe. Mas não é porque a saúde feminina é um pouco mais frágil - e requer mais exames e acompanhamento médico - que há motivos para o homem descuidar da sua. “Entre 20 e 40 anos é mais raro o homem apresentar problemas, mas pode acontecer”, afirma o urologista do Hospital das Clínicas, Dr. Leopoldo Alves Ribeiro Filho. Ele explica que, nesta fase, o que geralmente pode ocorrer é o aparecimento de alguma doença sexualmente transmissível (DST´s), pedra nos rins ou, ainda, o paciente querer realizar algum checkup ou exame de espermograma antes de casar-se. Mesmo assim, o conselho é procurar ajuda de um especialista se houver qualquer tipo de dor ou sintoma.

Dos 40 anos em diante

Com a chamada idade do lobo, as complicações começam de fato. Portanto, o homem necessita ficar mais atento à sua saúde. “Exames como o de toque e o de dosagem de PSA (uma proteína que indica possíveis tumores malignos de próstata) devem ser realizados pelo menos uma vez por ano”, explica o urologista do Hospital das Clínicas. Para aqueles que apresentarem histórico de câncer de próstata, o especialista recomenda que sejam feitos exames de seis em seis meses. É importante, ainda, observar se não há sangramento na urina. “Tudo deve ser realizado para evitar preocupações futuras e garantir uma vida saudável”, finaliza.

______________________________________________________________________________

A importância do checkup

Faça exames de rotina e aproveite melhor a vida

Com saúde não se brinca. Apesar disso, muita gente acha que só se deve fazer checkup na meia-idade ou é recomendado para quem sente dores constantes. A verdade é que você deve ficar sempre atento aos cuidados com a saúde. Assim, irá garantir mais qualidade de vida.
"O checkup é a base da medicina preventiva. É mais fácil corrigir determinados males no início do que esperar surgirem as manifestações clínicas", diz a ginecologista Lucila Pires Evangelista.

Confira uma lista com os exames essenciais do checkup e cuide-se!

Exame clínico: o médico avalia o paciente no consultório. Além do exame físico, é feita a análise do histórico de saúde familiar e pessoal.

Sangue e urina: detectam problemas na circulação sanguínea, nos rins, no fígado e nos níveis de ácido úrico e de hormônios. Podem indicar colesterol alto, glicemias elevadas, diabetes e hepatite.

Densitometria óssea: mede a massa óssea para diagnosticar osteoporose e outras doenças que possam atingir os ossos.

Eletrocardiograma (ECG) de repouso: registra, em gráficos, a atividade elétrica do coração quando está em descanso. Auxilia em diagnósticos de cardiopatias (doenças cardíacas, como arritmias) e distúrbios cardiovasculares (obstruções nas artérias coronárias).

Teste ergométrico: avalia a performance do coração sob estresse. Consiste em andar em uma esteira ou pedalar uma bicicleta enquanto a atividade do órgão vital é monitorada.

_______________________________________________________________________________

Para correr melhor

Confira dicas de acessórios e saiba como praticar o esporte sem se machucar Correr não dá trabalho nem na hora de escolher os acessórios. De acordo com o treinador paulista Marcos Paulo Reis, basta um short confortável, uma camiseta leve, um par de meias e tênis para corrida. Na hora da compra, prefira calçados mais abertos que permitam que o pé respire e, ainda, um modelo que seja adequado para o seu tipo de pisada.
Outro item indicado é o monitor cardíaco. "O aparelho dá uma noção do grau de exigência do corpo. É uma segurança para o corredor", afirma o treinador. E por falar em segurança, veja alguns cuidados especiais para praticar a corrida sem riscos à saúde:


  • Antes de iniciar os treinos, faça todos os testes de avaliação médica para saber se você está pronto para realizar a atividade.
  • Comece com um treino mais leve e, mês a mês, aumente a intensidade. Se sentir necessidade de orientação, procure uma assessoria esportiva.
  • Alongue o corpo antes e depois de cada treino por, no mínimo, dez minutos.
  • Hidrate muito bem o corpo antes e depois da corrida. É recomendado beber cerca de 200 ml de água a cada 20 minutos. Ela é essencial para manter a pressão arterial equilibrada.
  • Ao correr, mantenha a coluna ereta e os braços flexionados.
  • Antes de sair de casa, faça uma refeição leve, pelo menos meia hora antes de iniciar o exercício. Do contrário, o organismo não terá nutrientes suficientes para manter o ritmo 
  • durante a corrida. Prefira frutas como banana e maçã e também cereais.   
______________________________________________________________________________


Magreza demais pode prejudicar a saúde

Olhar para nosso corpo e não aprovar o que estamos vendo é mesmo terrível. Ninguém gosta das estrias, celulites, gordurinhas sobrando.
 
Mas também existe o outro lado: ser magra demais, assim como estar acima do peso, pode ser desconfortável, e, pior ainda, um sinal de que alguma coisa está errada com nosso organismo.
É cada vez mais comum vermos gente abaixo do peso ideal. A nutricionista Fátima Oda Bajou conta que tem atendido vários indivíduos que precisam engordar em seu consultório, na cidade de São Paulo. "São geralmente pessoas que trabalham muito ou passam bastante tempo fora de casa, e, como consequência, se alimentam mal."
Isso é grave. Quem não tem uma dieta balanceada corre o risco de desenvolver males como anemia (por falta de ferro no sangue) e hipovitaminose (falta de alguma vitamina). "Sintomas físicos, como a queda de cabelo, unhas quebradiças e pele ressecada indicam a carência de vitaminas", afirmou Fátima. Além disso, quem precisa de mais nutrientes costuma sentir fraqueza, cansaço constante, sofrer de falta de concentração e ter baixo rendimento em atividades físicas.
Se o caso é esse, basta corrigir a má alimentação com uma boa dieta. Claro que, com o dia a dia agitado das grandes cidades, isso não é fácil. Porém, para não arriscar a saúde, vale à pena fazer um esforço e seguir à risca as orientações de um bom nutricionista.
Porém, a carência nutricional não é o único mal que pode abater alguém abaixo do peso ideal. "Quando o peso para a altura é inadequado ou o ganho de peso não é adequado, ou ainda se há perda de peso, apesar de uma alimentação adequada, ou perda de apetite, essas situações podem indicar um alerta para pesquisa de determinadas doenças ou alterações", explicou Adriana Miachon, endocrinologista e pediatra pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Para saber se o peso é adequado para a altura, calcule o índice de massa corporal: basta dividir o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) elevada ao quadrado. Caso a conta dê um resultado abaixo de 18, o indivíduo precisa ganhar uns quilinhos e está sujeito aos sintomas descritos acima, como cansaço, etc.
E, algumas vezes, estar magra demais pode indicar uma doença mais séria. "Do ponto de vista hormonal, alguém abaixo de seu peso ideal pode apresentar alterações na função tireoidiana, atraso puberal ou alterações menstruais, problemas para crescer", alertou a endocrinologista.
As duas especialistas concordam que o melhor a fazer quando se percebe que está magra em excesso é procurar um médico logo de cara. "Esse profissional vai analisar a razão do problema, realizando exames físicos e, se necessário, um exame mais detalhado, como o de sangue", justificou Fátima.
"Em primeiro lugar, deve-se pesquisar e tratar a causa do ganho inadequado de peso (doença crônica, distúrbio de apetite, etc)", falou Adriana. Ela explica que, no caso do diabetes mellitus tipo 1 - que se caracteriza por deficiência da insulina e consequente aumento da glicose - além da dieta para diabético, deve-se iniciar terapia com insulina que restaura o ganho de peso. "Entretanto, os problemas hormonais em geral são secundários ao ganho inadequado de peso, e não causa deste", completou.
O segredo para quem precisa engordar é aumentar sim a quantidade de alimentos, porém a dieta precisa ter qualidade. Não adianta sair por aí comendo doces e várias frituras, pois essa atitude fará você ganhar gorduras localizadas, que, além de indesejadas esteticamente, trazem riscos à saúde.
"O correto é fazer seis refeições ao dia e ingerir alimentos mais calóricos, porém saudáveis", ensinou a nutricionista. De acordo com ela, as refeições são desjejum ou café da manhã , colação (lanchinho entre café e almoço), almoço, lanche, jantar e ceia. Ela sugeriu alimentos que podem ser ingeridos no almoço e jantar: arroz, feijão, carne, peixe, frango ou ovos, legumes, salada e uma fruta. Na hora dos lanchinhos, prefira leite, pão com margarina, queijo fresco, ricota, mel, geleia.
Praticar exercícios físicos também é altamente indicado, mas somente os anaeróbicos (como musculação), já que os aeróbicos - correr, nadar, por exemplo - ajudam a perder peso. E cuidado com os suplementos que prometem aumento de massa muscular, pois eles são ricos em aminoácidos. Se você ingerir esses nutrientes em excesso, pode ter várias consequências ruins, como sobrecarga renal, no fígado e até impotência sexual.
Mudar os hábitos alimentares e a rotina não é fácil, no entanto pode ser a diferença entre ter ou não ter saúde. Se estiver com dificuldades para ganhar peso ou abaixo de seu peso ideal, procure um especialista. Como tudo no mundo, nossos quilinhos também precisam estar em equilíbrio com nossa altura. 

Por:
Priscilla Nery
MBPress

______________________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário